O Grupo de Cavaquinhos nasce do interior da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde, mais concretamente na vertente cultural. Em meados do mês de Fevereiro de 1996 dá-se inicio à escola de iniciação ao cavaquinho com elementos desde adolescentes, jovens e adultos de tudo um pouco, sob orientação e ensino do Professor João Sá conhecedor profundo desse instrumento muito querido em terras do Alto-Minho, o cavaquinho.
Desta escola de iniciação ao cavaquinho, nasce então o Grupo de Cavaquinhos de Amonde, que ao longo destes anos tem levado o nome de Amonde, Viana do Castelo e Portugal aos mais variados pontos deste País e Estrangeiro. Entre as várias actuações destacam-se:
- Teatro de Sá Miranda (Viana do Castelo);
- Festa Limiana da Casa do Concelho de Ponte de Lima (Monsanto Lisboa);
- Feira de Artesanato (Porto);
- Programa televisivo "Praça da Alegria" (RTP1) em Agosto de 1999 e em Janeiro de 2002;
- Galiza;
- Andorra em Setembro de 2002 e em Março de 2008;
- Festa do Avante em Setembro de 2001;
- Festas do Alvarinho e do Fumeiro em Melgaço;
- Dezenas de actuações em festas e Romarias em todo o Concelho e Distrito de Viana do Castelo, incluindo a Rainha das romarias nas Festas da Agonia em Viana do Castelo;
- Alhos Vedros (Moita do Ribatejo) em 20 de Abril de 2002.
O primeiro em Janeiro de 1999 e o segundo em Fevereiro de 2000.
Recentemente, no ano de 2005, foi lançado o último trabalho intitulado de "Do Popular ao Fado".
Actualmente conta com cerca de 20 elementos. Os instrumentos utilizados são: cavaquinhos, acordeões, flautas, violas, bandolins, vozes e bombo, sendo o cavaquinho o instrumento predominante.